domingo, 17 de julho de 2011

OS ÚLTIMOS DIAS

Quando a Bíblia fala de últimos dias devemos ter em conta o contexto onde essa palavra se encontra. É que às vezes este termo diz respeito à nação de Israel, mas outras vezes é a respeito da Igreja, e o sentido torna-se completamente diferente. Senão, vejamos:
I - PARA ISRAEL

1. Jacob, perto da morte, abençoa seus filhos e profetiza para os últimos dias, bênçãos, vitórias e prosperidade (Gén. 49).
2. Balaão profetiza que Israel venceria completamente a todos os seus inimigos (Num. 24:14-23).
3. Isaías (2:1-4) fala da glória futura a respeito de Judá e Jerusalém.
4. Jeremias (49:39) diz que o Senhor fará voltar os cativos de Israel.
5. Ezequiel (38:14-23) fala da grande vitória do Senhor a favor de Israel, contra Gogue e suas nações aliadas.
6. Um anjo anunciou a Daniel (10:14) o que aconteceria nos últimos dias a seu povo.
7. Miquéias (4:1-4) fala de muitas nações virem a Jerusalém, nos últimos dias, para adornar a casa de Deus e de não haver mais guerra.
8. Também Joel (2:18-32) profetiza para os filhos de Sião e para Israel, dias de fartura, prosperidade e bênção, assim como o derramamento do Espírito Santo sobre toda a carne, profecias e visões, sinais e prodígios no céu e na terra, o sol a converter-se em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor.
Nós sabemos que Pedro citou esta profecia de Joel no dia de Pentecostes, dizendo: "Isto é o que foi dito". Ora, ele não disse "isto é o cumprimento", porque na realidade grande parte do cumprimento desta profecia só será cumprida quando o Senhor voltar, para estabelecer o Seu reino terreno. Estes sinais e prodígios, o Senhor fala deles e situa o seu cumprimento depois da Grande Tribulação, isto é, depois do arrebatamento da Igreja (Mt. 24:29,31; Mc. 13:24-31; Lc. 21:25-28).
A promessa do Senhor Jesus, do baptismo com o Espírito Santo aos seus discípulos, cumpriu-se no dia de Pentecostes e foi assim que nasceu a Igreja. Mas Pedro, no seu sermão, contende com o povo de Israel para que se converta (At. 2:14,22,36), dizendo que Aquele que crucificaram, Jesus o Nazareno, era o Cristo (2:22,36). Os discípulos estavam muito interessados na restauração da nação de Israel (1:6) e Pedro achava que se Israel se convertesse, a nação seria restaurada e o Senhor implantaria o Seu reino messiânico (3:19-21). Assim se cumpriria a profecia de Joel.
II - PARA A IGREJA

1. Os últimos dias começaram com a Vinda do Senhor, o Qual passou a ser a mensagem de Deus para nós (Hb 1:1,2).
2. Alguns apostatarão da fé, para obedecerem a espíritos enganadores e a doutrinas de demónios (1Tm. 4:1).
3.Haverá tempos difíceis por causa do egoísmo, avareza, arrogância, desobediência, calúnia, traição e fingimento de alguns (2Tm. 3:1-5).
4.Será o tempo em que muitos já não suportarão a sã doutrina (2Tm. 4:3,4).
5.Muitos viverão só para o materialismo, acumulando demasiadas riquezas (Tg. 5:1-3).
6.Haverá escarnecedores, andando segundo as suas próprias paixões e escarnecendo da promessa da Vinda do Senhor (2Pe. 3:1-4 e Judas 18).
7.Muitos anticristos surgirão, preparando o caminho para o verdadeiro Anticristo (I João 2:18).
Em conclusão, poderemos afirmar que os últimos dias para Israel serão dias de reavivamento, restauração, prosperidade e bênção. Tudo isto aponta para o Milénio, quando Cristo estabelecer o Seu reino de mil anos sobre a terra e reinar em Jerusalém. Então, não só Israel, mas também toda a terra se encherá do conhecimento e da glória do Senhor, como as águas cobrem o mar (Hab. 2:4).
Mas os últimos dias para a Igreja, serão dias de declínio e de apostasia. Serão poucos aqueles que permanecerão fieis aos ensinos do Senhor e mantenham o modelo que Ele deixou para a Sua amada Igreja. Alguns poderão pensar o contrário, mas o próprio Senhor afirmou: "Quando porém vier o Filho do Homem, porventura achará fé na terra?" (Lc. 18:8).
Compete-nos a nós permanecermos-Lhe fieis até que Ele volte (Ap. 22:12).


Por Carlos Alves

Sem comentários: