domingo, 6 de setembro de 2009

A IGREJA FIEL

Introdução
Todos temos experimentado como crentes e como Igreja o cumprimento de todas as promessas que Deus nos faz na Sua Palavra. Por esse motivo, a primeira mensagem de uma série, com base nas cartas enviadas às igrejas da Ásia, tem como texto básico a exortação de Jesus à igreja de Esmirna: "Sê fiel até à morte" (Ap 2.10). há um apelo feito à igreja de Esmirna, feito a todas as igrejas e também à última igreja: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas". Na carta à igreja de Esmirna, registada em Apocalipse 2.8-11, o Espírito Santo ensina-nos preciosas lições sobre a FIDELIDADE.
1ª - A FIDELIDADE EXIGIDA.
Jesus, o Senhor da Igreja, exorta: "Sê fiel até à morte..." (2.10). A fidelidade faz parte do carácter do cristão como filho de Deus: "Se somos infiéis, ele permanece fiel, pois de maneira nenhuma pode negar-se a si mesmo" (1 Tim. 2.13). Portanto, crente infiel é contradição de termos. O infiel não é crente.Fidelidade apesar das circunstâncias. A fidelidade cristã não nos isenta de dificuldades. Pelo contrário: "Todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos" (João 15.19; 16.33).
Em Esmirna havia muitos judeus que eram ricos, influentes e hostis aos cristãos. O sofrimento vinha de dentro; os judeus e os cristãos tinham a mesma raiz na aliança feita com Abraão (Gál. 3.29 “E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.”). Jesus ensina que a igreja deve ser fiel: Eles não foram! (Apoc. 2.9) Nas tribulações. Jesus sabe que a tribulação é como um peso que oprime os cristãos. A igreja é fiel nas tribulações porque a "tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado" (Rom. 5.3-5). As tribulações leva os crentes à maturidade. Na pobreza. O Senhor conhece também a pobreza dos seus filhos (2.9). A palavra traduzida por pobre (ptojia) significava pobreza extrema, a falta de coisas essenciais à vida. Os judeus viam a prosperidade como bênção e a pobreza como maldição. A Bíblia, no entanto, diz que os pobres são bem-aventurados (Luc. 6.20). São participantes das riquezas de Cristo (2 Cor. 8.9). Prisão (2.10). Os povos de Ermirna perseguiam os cristãos instigados pelos judeus, que pertenciam à sinagoga de Satanás (João 8.39, 41, 44). Muitos sofreram o martírio por serem fiéis.Jesus encoraja os cristãos para que permaneçam fieis: "Não temas as coisas que tens de sofrer" (2.10). O tempo da provação seria curto. O tempo da nossa peregrinação é breve comparado com a eternidade. Por isso, somos confortados pelas Escrituras (2 Pedro 3:8).
2ª A FIDELIDADE É POSSÍVEL EM CRISTO Fidelidade a Roma.A cidade de Esmirna era conhecida no mundo antigo pela sua fidelidade a Roma. Por isso, era favorecida pelo poder imperial. Os cristãos eram perseguidos porque recusavam-se a participar do culto ao imperador. As religiões tinham liberdade desde que demonstrassem a sua fidelidade ao império, participando desse culto.Fidelidade a Jesus Os cristãos recusavam fazer a confissão "César é Senhor" porque, para eles, só Jesus era "o primeiro e o último, que esteve morto e tornou a viver" (2.8). Confessavam a divindade de Jesus, porque em Isaías 44.6 e 48.12, a afirmação "Eu sou o primeiro e eu sou o último" é feita pelo Senhor (Javé) referindo-se a ele mesmo. Mas Jesus também morreu por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Ele é Todo-Poderoso e compassivo.Fidelidade pela graça de Jesusa) Ele é Deus e soberano sobre os reis da terra. Sejam quais forem os nossos sofrimentos, seremos finalmente vitoriosos em Cristo;
b) Ele encarnou para morrer em nosso lugar. Por isso, ele sofreu tudo o que o ser humano pode sofrer e se compadece das nossas necessidades (Heb. 4.15-16);
c) Cristo venceu a morte pela ressurreição e esse poder da ressurreição já opera em nós e faz tudo além do que pedimos ou pensamos (Efésios 3.20). Pela graça de Jesus podemos permanecer fiéis em qualquer situação.
3ª - A FIDELIDADE É RECOMPENSADA POR JESUS.A recompensa da vida eterna. As palavras do Senhor são claras: "Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (2.10). Para sermos aprovados como cidadãos do Reino de Deus, precisamos ser provados pelo Rei. Por isso, Tiago escreveu: "Feliz é aquele que nas aflições permanece fiel! Porque, depois de sair provado dessas aflições, receberá como prémio a vida que Deus promete aos que o amam" (Tiago 1.12).
A recompensa do galardão Paulo fala da coroa da justiça reservada aos que cumprem cabalmente o seu ministério e que amam a vinda do Senhor (2 Tm 4.7-8). O uso adequado dos talentos nos dá acesso ao grande banquete com o Senhor (Mat. 25.21).
Conclusão: Cristo ressuscitado e glorioso faz-nos grandes ofertas e uma grande exigência! Mas ele vem morar, pelo Espírito Santo, nos nossos corações, para nos fortalecer interiormente para que sejamos fiéis em qualquer circunstância e herdeiros da vida eterna! Ele chama-nos à fidelidade e nos capacita a sermos fiéis.

Sem comentários: