domingo, 6 de julho de 2014

O Mordomo Cristão e o seu Testemunho - Sal e Luz

E não somente fizeram como nós esperávamos, mas a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor, e depois a nós, pela vontade de Deus. II Coríntios 8:5
a) Antes de mais nada o mordomo cristão necessita dar-se a si mesmo a Cristo como o Senhor da sua vida. Dessa nova intimidade com o seu Senhor resultará uma disposição cada vez maior de dar a sua própria vida e servir ao próximo.
b) Mateus 5:1 a 12 apresenta o perfil do carácter do mordomo de Cristo. Observe as características destacadas neste texto. Que tipos de impacto poderiam ter sobre as pessoas? Que impressão causariam os “humildes de espírito”, os “mansos”, os “misericordiosos”, os “limpos de coração”, os “pacificadores”? Jesus mesmo garantiu que a influência desses servos/mordomos seria notável: SAL e LUZ para o mundo. (isto é bem ilustrado pela história do “Guardião das Águas” do livro de Charles Swindoll, “Eu, Um Servo?”)
c) Estes mordomos que influenciam outras pessoas através da sua identificação com Cristo são imprescindíveis diante das condições do mundo em que estamos. Observemos a descrição que Paulo faz das condições do mundo: II Timóteo 3
1. DIFÍCIL (vs. 1 a 7): O termo traduzido por “difíceis” no grego significa que os dias são penosos, ásperos, terríveis, selvagens. Esta palavra é usada somente mais uma vez no Novo Testamento, em Mat 8:28, onde o autor descreve dois endemoninhados, dizendo que eram “furiosos”.
2. CORRUPTO (vs. 8 e 9): Paulo menciona dois homens dos dias de Moisés que são figuras das pessoas que vivem nesses dias “difíceis”(Janes e Jambres).  Corrompidos é a palavra empregada para descrever esse tipo de pessoa. No sentido de depravados (Leia Isaías 53:6 e 64:6 e 7 e conte quantos “todos” ele menciona).
3. ENGANADO (v. 13): Como há enganadores neste mundo! Gente que rouba, que trai, que ilude. Todas as categorias profissionais estão cheias de entendidos em roubo!
É nesse mundo descrito acima que somos desafiados a sermos SAL e LUZ!
            O SAL: é polvilhado e espalhado; aumenta o sabor, mas não aparece; não se parece com nenhum outro tipo de tempero.
           A LUZ: é muda; indica a direção; atrai a atenção.

            Que tal você se ENTREGAR ao Senhor, para poder então usar os seus relacionamentos para “salgar e iluminar”?

Sem comentários: