domingo, 22 de abril de 2012

JESUS AUTOR DA NOSSA FÉ

1) Introdução
Hebreus 12: 1,2
Hebreus 12 é um importante capítulo do NT, pois nele os cristãos são desafiados a correr, e avançar em realizar a vontade de Deus, sem desanimar. Neste capítulo, o autor usa a figura de uma corrida, onde temos como meta de chegar ao fim.
É neste capítulo que o autor nos lembra do exemplo de Jesus que cumpriu a sua missão enfrentando muitas dificuldades.

1) Nos versos iniciais do capítulo 12, aprendemos profundas lições:
1.1 Na vida cristã temos uma meta
Em I Cor. 9:26, o apóstolo Paulo diz: “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar…”.
A vida cristã é uma corrida para alcançar um alvo que temos pela frente. Aprendemos aqui em Hebreus, que nós cristãos não andamos sem rumo, mas ao contrário somos como viajantes que percorrem a estrada principal, que correm com perseverança a carreira proposta.
Nem o próprio Deus trabalha sem uma meta ou objetivo. Tudo o que Ele faz tem uma meta.
Não somos como turistas que retornam ao ponto de partida, mas como peregrinos que estão sempre em direção a um objetivo. Hebreus 12, mostra-nos que a nossa meta é nada menos que o próprio Cristo. Assim procuramos ser semelhantes a Ele e ter a sua presença em nós.
Se estamos em direção a um ponto de chegada, é bom que perguntemos: Estou a ter algum progresso? Estou avançar na minha vida espiritual? Estou a ter resultados? Se tenho uma meta, estou a chegar cada vez mais perto dela?
Alguém já disse que “…para tirar o máximo partido da sua vida, transforme os alvos de Deus nos seus alvos.”
1.2 Na vida cristã temos uma inspiração.
Em Hebreus 12:1 revela: “….temos essa grande nuvem de testemunhas ao nosso redor….”.
Esta metáfora compara o cristão a um atleta que faz os últimos preparativos para a competição. Ele vai entrar num estádio, enquanto que os espectadores olham sentados. O atleta, que tem o propósito de ganhar a corrida, contempla por um momento a multidão que o rodeia como uma “nuvem”. As “testemunhas” são neste caso os incontáveis heróis da fé que são mencionados no capítulo 11, cada um deles, apesar das desvantagens e obstáculos, terminou a corrida com gozo. A sua fidelidade e perseverança proporcionaram-lhes a vitória na corrida da vida.
Temos aqui o pensamento da nuvem invisível de testemunhas. Neste contexto elas são testemunhas num duplo sentido: são os que deram testemunho da sua fé em Cristo e agora são testemunhas que assistem ao cumprimento do nosso dever.
Mas quem são estas testemunhas? No capitulo 11 Hebreus nos apresenta uma relação de heróis e heroínas que venceram a corrida. Eles fazem parte da história do povo de Israel. Hebreus nos lembra de pessoas como Abel, Enoque, Noé, Abraão, José, Moisés, Raabe, e tantos outros. O detalhe comum a todos é que Eles venceram porque creram. O verso 39 do capitulo 11 diz na versão linguagem de Hoje: “porque creram, todas estas pessoas foram aprovadas por Deus….”.
Ao imaginarmos este quadro de testemunhas que nos observam, podemos compará-lo a situação de um atleta que esta correndo num estádio lotado de gente. Quando ele acelera a marcha a multidão o olha. Mas, o detalhe interessante desta cena é que a multidão que o observa corresponde àqueles que já ganharam antes esta corrida. Assim somos observamos por testemunhas que já ganharam antes esta mesma corrida em que nos encontramos.
Agora pense comigo. Um ator agiria com muito mais intensidade se soubesse que algum famoso está sentado nas poltronas, observando-o. Um atleta se esforçaria duplamente se soubesse que é observado por uma famosa equipa de atletas olímpicos.

Do mesmo modo, Hebreus nos mostra nestes versos, que nós também estamos correndo diante de uma plateia que nós observamos atentamente. Nesta plateia, estão todos os grandes heróis da fé do Antigo testamento. No capítulo 11 de hebreus, observamos que todos eles foram vencedores quando estavam correndo para cumprir suas carreiras e agora eles nos assistem. Portanto, estamos correndo diante de uma plateia de vencedores, e eles torcem para que nós também vençamos.
Se esforce meu irmão para realizar a vontade do Senhor, pois há uma plateia de vencedores que torce por seu sucesso. E assim como eles venceram em ser fieis ao Senhor, eu e você também venceremos.
1.3 Na vida cristã temos obstáculos a transpor
Hebreus nos mostra que além de estarmos rodeados por toda uma plateia de vencedores, também estamos rodeados pelo obstáculos dos nossos próprios pecados.
Ninguém pode alcançar o sucesso quando se sente preso a algo muito pesado. Ninguém tentaria escalar o Everest com um fardo extremamente pesado.
Assim irmãos, o supérfluo e desnecessário que poderia nos atrapalhar na realização da vontade de Deus deve ser deixado de lado. Cada indivíduo deve decidir o que é supérfluo. E quanto ao pecado, deve ser deixado de lado imediatamente após reconhecido, pois nos impede de prosseguir e crescer.

Ilustração
Há uma história interessante de um homem que caminhava vacilante pela estrada, levando uma pedra numa mão e um tijolo na outra. Nas costas carregava um saco de terra; em volta do peito trazia vinhas penduradas. Sobre a cabeça equilibrava uma abóbora pesada.
No caminho encontrou um passante que lhe perguntou: – Viajante, por que carrega essa pedra tão grande? – É estranho, respondeu o viajante, mas eu nunca tinha realmente notado que a carregava. Então, ele jogou a pedra fora e sentiu-se muito melhor. Em seguida veio outro transeunte que lhe perguntou: – Diga-me, cansado viajante, por que carrega essa abóbora tão pesada? – Estou contente que me tenha feito essa pergunta, disse o viajante, porque eu não tinha percebido o que estava fazendo comigo mesmo. Então ele jogou a abóbora fora e continuou seu caminho com passos muito mais leves. Um por um, os transeuntes foram avisando-o a respeito de suas cargas desnecessárias. E ele foi abandonando uma a uma. Por fim, tornou-se um homem livre e caminhou como tal.
Qual era na verdade o problema dele? A pedra e a abóbora? Não! Era a falta de consciência da existência delas. Uma vez que as viu como cargas desnecessárias, livrou-se delas bem depressa e já não se sentia mais tão cansado. Esse é o problema de muitas pessoas. Elas estão carregando cargas sem perceber. Não é de se estranhar que estejam tão cansadas!
Na vida cristã é um dever essencial descartar coisas que não servem para Deus: hábitos, prazeres, confissões e associações que nos arrastam para trás ou nos atiram para baixo. Assim, devemos abandonar tudo aquilo que nos retém e frequentemente necessitaremos a ajuda de Cristo para poder fazê-lo. Peça ao Senhor: “Pai, me ajude a deixar tudo aquilo que me tem impedido de avançar”.
1.4 Na vida cristã temos um importante meio para avançar
Este meio é a perseverança firme. O texto diz: “…corramos com perseverança…”. Trata-se da palavra grega hypomone. Esta palavra se refere a uma persistência que domina as coisas, que nos faz marchar sempre adiante com firmeza recusando desviar-se. Os obstáculos não nos intimidam, as demoras não nos deprimem; os desalentos não nos tiram a esperança. É a firme persistência que nos impede de retroceder até obter o triunfo.
2) Hebreus 12:1,2 mostra que temos alvos a alcançar, obstáculos a vencer e somos inspirados a não desanimar e sempre agir com perseverança. Mas há uma condição para que sejamos bem-sucedidos: olhar para Cristo.
Vejamos isto em Hebreus 12:2,3: “…olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. 3 Considerai, pois, atentamente, aquele que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossa alma.”
A expressão “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé” deve ser compreendida como a atitude que nos leva a tirar a nossa visão da tribulação e do pecado, e fixá-lo em Cristo.
Na vida espiritual vale a lei: quando olhamos algo, este algo ganha poder sobre nós. Quando nos deixamos aprisionar pelas preocupações e dificuldades do quotidiano, a nossa vida de fé perderá a alegria. O olhar para as ondas fez com que Pedro desanimasse e afundasse (Mt 14.30).
Levantar os olhos para Jesus significa contar com a realidade do Deus invisível, olhar para o Invisível. Todos o crente vive da força do Cristo presente. O Espírito Santo quer tornar-nos fortes em cada tribulação e em cada provação da fé, de que Jesus Cristo vive pessoalmente em nós e com Ele “podemos todas as coisas”.
Lembremo-nos do que diz Mateus 17:8: “a ninguém viram, senão Jesus”.
3) Assim, Jesus fez de si mesmo um grande exemplo a seguir. Avançando para os versos 2 e 3, encontramos os motivos pelos quais devemos olhar para Cristo:
3.1 Ele é a origem e o meio de crescimento da nossa fé. “…Autor e consumador da nossa fé…”
Ele é o autor da nossa fé. D´Ele vem a nossa fé. Em efésios 2:8,9 aprendemos: “…Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie.”
Jesus também é o Consumador da nossa fé. Ele mesmo se empenha no nosso crescimento e aperfeiçoamento. Paulo lembra em Colossenses 2:10: “Também, nele, estais aperfeiçoados.”
Deus não deixará pela metade a obra graciosa que começou. O apóstolo Paulo ainda declara: “Estou plenamente certo de que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até ao Dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6).
3.2 Devemos olhar para Cristo porque com Ele temos o exemplo de como suportar lutas e tribulações.
Hebreus 12:2 diz: “….o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz…”.
O sentido deste versículo é que Jesus suportou a cruz em lugar da alegria que estava diante d´Ele. Ele poderia ter permanecido junto ao Pai na glória. O mundo da paz eterna e da alegria inexprimível era o seu ambiente de vida. Mas Jesus abriu mão de tudo para a nossa remissão. Ele abandonou a existência na glória, tornou-se pessoa e morreu na cruz.
Assim, Jesus dá-nos o exemplo. Ele suportou a oposição e a resistência de um mundo ímpio. Não se desviou das dificuldades, mas venceu. A Sua trajetória também se torna o caminho da sua igreja.
Mediante o exemplo de Jesus, pergunto: Como temos lidado com as dificuldades? Qual é a nossa reação? Murmuramos? Somos negativos? Tiramos boas lições de vida?
A Bíblia diz em romanos 5:3 que a "tribulação produz a perseverança." De acordo com um comentador da Bíblia, a palavra que é traduzida por perseverança ou paciência quer dizer "firmeza, ou a capacidade de manter-se firme sob as dificuldades."
Assim meu amado, não murmuremos diante das lutas espirituais. Nossas lutas desenvolverão em nós a firmeza que necessitamos para prosseguir e vencer as adversidades.

4) Conclusão
Olhar para Cristo é o único modo de nos mantermos espiritualmente firmes. Tenho visto muitos cristãos esfriarem e até desistirem da vida cristã quando passam a desviar o seu olhar de Cristo.
Podemos encontrar por aí muitos crentes desanimados por estarem olhando para fraquezas de irmãos, problemas nas igrejas, e falhas de seus lideres.

Estamos vivendo numa época, onde muitos cristãos começam a perder sua identidade, pois não são mais luz do mundo. Muitos estão se perdendo na religiosidade e tradições.
Se queremos como Paulo, “combater o bom combate, acabar a carreira e guardar a fé…”, permaneçamos firmes em olhar para Cristo.

Sem comentários: