segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Uma análise das características dos grandes pregadores e os seus sermões

1. Os grandes pregadores em qualquer época levam muito a sério a chamada de Deus para pregar a Boa Nova. Reconhecem que são porta-vozes de Deus e devem-Lhe lealdade e obediência. (I Cor 9:6 e Jr 20:9)
2. Entendem que a pregação é a actividade mais importante do seu ministério. A preparação e pregação dos sermões são a prioridade nas suas vidas.
3. Eles são evangelistas fervorosos e têm fé que Deus vai usá-los na conversão de pessoas sem Cristo.
4. São íntegros e autênticos, e a pregação não é somente o que fazem, mas antes é o que são. Têm a confiança do povo, de que são "homens de Deus".
5. Eles continuam a crescer e a ter experiências novas com Deus.
6. Os grandes pregadores são caracterizados pela sua fé, entusiasmo e gozo em Cristo.
7. Eles identificam-se com o povo, amam o povo e nos seus sermões procuram satisfazer as necessidades do povo.
8. O estudo dos grandes pregadores demonstra como eles gostam de pregar, e como aproveitam todas as oportunidades possíveis para anunciar a Palavra.
9. São estudantes da Palavra de Deus, com o desejo insaciável de ler e juntar informações e ideias sobre os textos escolhidos para os seus sermões. Eles têm a certeza de que a Bíblia é a Palavra de Deus.
10. Os grandes pregadores de todas as épocas pregam com ideias lógicas e simples.
11. Usam a imaginação, a criatividade e o humor. Estão sempre à procura de ideias e ilustrações para sermões.
12. Suas mensagens não são teóricas e abstratas, somente com fatos e detalhes do texto bíblico. Pregam mensagens práticas, aplicáveis à vida dos ouvintes. Envolvem o povo em suas mensagens, com aplicações objetivas, práticas, pessoais e dinâmicas.
12. Utilizam a suas própria personalidade e desenvolvem os seus próprios métodos de proferir sermões. Não imitam os outros, mas deixam uma marca distinta no ministério do púlpito.
13. Interessam-se na técnica da comunicação, no uso da voz, na gesticulação e em toda a arte da comunicação com o corpo.
14. Dão muita ênfase à boa música nos cultos.
16. A maioria dos grandes pregadores em todas as épocas são escritores. Blackwood ensina que se quiser pregar bem, você deve desenvolver a arte da palavra escrita, aprendendo a colocar as ideias no papel. A arte de escrever envolve disciplina, precisão de ideias, aumento do poder descritivo, capacidade de auto-crítica, atenção a detalhes da gramática, concordância, etc. Mas os sermões escritos não devem ser lidos.

Sem comentários: