domingo, 30 de outubro de 2011

A FAMÍLIA DE DEUS

Efésios – 3: 14 - 21
INTRODUÇÃO

a) O Espírito Santo revela-os neste texto uma das maiores bênçãos que nos foi dada por meio de Cristo.
• Transformou-nos de sapos em príncipes
• Adotou-nos na Sua família, chamou-nos para dentro da Sua casa.
• O Pai de Jesus passou a ser O PAI NOSSO ( “Este é o meu Filho amado” )
b) PERGUNTAS:
• Quem faz parte desta família?
• O que significa fazer parte da família de Deus?
1. A FAMÍLIA DE DEUS É FORMADA POR TODOS AQUELES QUE RECEBERAM A JESUS COMO SENHOR E SALVADOR DAS SUAS VIDAS
a) João 1:12- “Mas a todos quantos O receberam...”Abram em Marcos 3:32-35
b) Estes são os que foram transformados pelo Senhor. Como já dissemos no início: De SAPOS a PRINCIPES
c) IMPORTANTES: Há muitos filhos de Deus que já foram beijados por Jesus, tornaram-se príncipes, mas insistem em viver como sapos.
• Acham que sua vida é uma droga, vivem no lamaçal do pecado, andam como derrotados
• seu louvor não passa de um barulho sem vida e sem graça
d) QUERO PERGUNTAR: Há alguém aqui nesta noite que esteja vivendo assim?
e) Cap.3:6 - o filho de Deus não é escravo, mas príncipe ( você foi liberto meu irmão, você agoira está assentado em lugares celestiais )
f) REIVINDIQUE AS PROMESSAS: Se você ainda está vivendo derrotado! OS FILHOS SÃO CO-HERDEIROS COM CRISTO. O que diz a Bíblia:
• O pecado já não terá domínio, O maligno não lhe toca, Em Cristo somos mais que vencedores
g) Meu querido,o Pai lhe diz agora:
• Filho, tudo o que é meu é teu, Quem mexe com você, mexe comigo, Eu quero cuidar de você
• Abra sua Bíblia em Gal.3:13-14 ( Qual é a benção de Abraão? )

2. O QUE SIGNIFICA FAZER PARTE DA FAMÍLIA DE DEUS?
2.1. QUE O HOMEM INTERIOR SERÁ FORTALECIDO COM PODER PELO ESPÍRITO SANTO QUE VEIO HABITAR EM VOCÊ (v.16 )
A LUTA DO ESPÍRITO CONTRA A CARNE: O Espírito Santo nos revela que Ele está lutando contra a carne ( natureza caída )
a) Quando nos tornamos filhos, O ESPÍRITO VEIO HABITAR EM NÓS, para nos fortalecer a fim de vencermos as tentações e as ciladas do diabo.
b) O OBJETIVO DO ESPÍRITO: Destronar a carne, para que Cristo habite em nossos corações.
c) PRESTE ATENÇÃO - Se Cristo ainda não ocupou o TRONO DO CORAÇÃO, Ele ainda não se tornou o Senhor de sua vida ( Ex. Deus mandou que os israelitas expulsassem todos os moradores de Canaã, mas eles não fizeram, por causa disso sofreram )
d) Meu irmão: VOCÊ NÃO PODE TER DÓ DO PECADO, ele poderá destruir a sua vida!
e) CRISTO QUER SER O DONO DA SUA VIDA.
2.2. FAZER PARTE DA FAMÍLIA SIGNIFICA RECEBER O AMOR DO PAI EM SUA VIDA ( v.18,19 )
a) PERGUNTA: Quanto você acha que Deus lhe ama? ( Muita gente acha que Deus não ama )
b) QUERO LHE DIZER ALGUMAS COISAS:
• Cristo lhe ama não porque você faz as coisas certas, Cristo lhe ama não porque você é um líder, ou porque você vem a igreja, Cristo ama você porque Ele é amor, e Ele nunca vai deixar de te amar
• ELE ESCOLHEU VOCÊ PARA FAZER PARTE DE SUA FAMÍLIA ( você já pensou nisso? O que isso significa para você? )

CONCLUSÃO:


a) Jesus quer ser o Seu melhor irmão, o Seu melhor amigo
b) Talvez se pergunte: O QUE POSSO FAZER PARA CONHECÊ-LO MAIS?
• Ore, Aproxime-se Dele com fé, Procure servi-lo, servindo as pessoas que Ele criou com todo amor, Espere ( v.20-21 )
c) Gostaria de perguntar: Você já faz parte da família de Deus? Você gostaria de conhecer mais ao Senhor?

terça-feira, 18 de outubro de 2011

AS QUALIDADES DO BAMBU

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava a passar férias na casa do seu avô, chamou-o para a varanda e disse-lhe:
- Avô, vem aqui! Por favor explica-me como esta figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para abraçar o seu tronco se quebrou,caiu com vento com a chuva, e este bambu tão fraco continua de pé?
- Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na
hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento.
O bambu nos ensina sete coisas.Se tu tiveres a grandeza e a humildade dele, vais experimentar o triunfo da paz em teu coração.
A primeira verdade: que o bambu nos ensina, e a mais importante é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
Segunda verdade: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um
bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Tu precisas aprofundar a cada dia as tuas raízes em Deus e na oração.
Terceira verdade: Tu já viste um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem uma só árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta verdade:que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita,comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida a tentar proteger os nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso
perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta verdade: é que o bambu é cheio de 'nós' ( e não de eu's). Como ele é
oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos
ajudam, aqueles que estão próximos e acabam por nos dar força nos momentos
difíceis. Não devemos pedir a DEUS que nos afaste dos problemas e dos
sofrimentos. Eles são os nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
A sexta verdade: é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos
esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba o nosso tempo, que tira a nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é a de só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto. Essa é a sua meta.
Que possamos deixar de lado toda a malícia,toda a vaidade,toda a inveja,toda a cobiça,toda imoralidade,toda a maldade, toda a impureza,toda a lascívia, toda a contenda, todo o ódio,toda a amargura,toda maledicência,toda feitiçaria,toda inimizade, todo ciume,todas as brigas,toda a ira, toda as bebedices,toda a farra, toda desunião,todo o egoismo e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não herdarão o Reino de Deus. Gálatas 5:19-21.
E que possamos nos revestir de toda alegria, amor,bondade, benignidade,mansidão, domínio proprio, humildade, paciência, delicadeza,fidelidade.Não devemos ser orgulhosos,nem provocar ninguém, nem ter ciumes um dos outros.
Que Deus nos ajude a sermos corretos nos nossos caminhos para que possamos serví-Lo com inteireza de coração.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

QUE TIPO DE CRISTÃO É?

2º Reis 6: 8-18
"Ora, o rei da Síria fazia guerra a Israel. Depois de consultar os seus oficiais, disse: Em tal e em tal lugar estará o meu acampamento. Mas o homem de Deus mandou dizer ao rei de Israel: Guarda-te de passares por tal lugar, porque os sírios estão descendo ali. Pelo que o rei de Israel enviou homens àquele lugar de que o homem de Deus lhe falara, e de que o tinha avisado, e assim se salvou, não uma nem duas vezes. Este incidente turbou o coração do rei da Síria, que chamou os seus oficiais e lhes disse: Não me fareis saber quem dos nossos é pelo rei de Israel? Disse um dos seus oficiais: Ninguém de nós, ó rei meu senhor, mas o profeta Eliseu, que está em Israel, faz saber ao rei de Israel as palavras que tu falas na tua câmara de dormir. Disse o rei: Ide e vede onde ele está, para que o envie homens e mande trazê-lo. Deram-lhe aviso, dizendo: Está em Dotã. Então enviou para lá cavalos, e carros, e um grande exército, os quais vieram de noite e cercaram a cidade. Quando o moço do homem de Deus se levantou muito cedo e saiu, viu que um exército com cavalos e carros tinha cercado a cidade. Então seu moço lhe perguntou: Ai, meu senhor, o que faremos? Ele respondeu: Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles. E ourou: Ó Senhor, peço-te que lhe abras os olhos, para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu. Enquanto o inimigo descia contra ele, Eliseu orou ao Senhor: Fere, peço-te, de cegueira esta gente. E feriu-a de cegueira, conforme a palavra de Eliseu." (II Reis 6:8-18)

Havia uma guerra em Israel. E o rei da Síria, junto com os seus oficiais, traçava planos em como derrotar a Israel. Mas, todas as vezes que os sírios se preparavam para a guerra, Deus revelava a Eliseu quais eram os planos do rei da Síria, de forma que os exércitos de Israel escapavam sempre de qualquer emboscada.

Eliseu sabia dos planos de rei da Síria porque Deus lhos revelava. Enquanto Eliseu ora, Deus dizia-lhe o que os oficiais da Síria estavam planear. No Novo Testamento, esta manifestação do Espírito Santo, é chamada Palavra do Conhecimento, ou seja, uma revelação sobrenatural que recebemos de Deus de algo que não poderíamos saber de outra forma. Eliseu sabia dos planos do rei da Síria porque Deus lhos revelava.

Ao ver que Israel escapava contínuamente das suas armadilhas, o rei da Síria pensou que houvesse um traidor entre os seus homens pois não compreendia as coisas espirituais. Eliseu era um homem de Deus. Era um profeta. Era um homem que orava. Vemos Eliseu a orar duas vezes neste texto (vs. 17 e 18), e por isso recebia revelações de Deus. Sabia que o mundo invisível (dos anjos e demónios) era tão ou mais real do que o mundo que podia ver com os olhos. Somente a pessoa que ora, e ora bastante, consegue discernir estas coisas correctamente.

Este Texto da Bíblia mostra quatro tipos de pessoas diferentes, e com certeza nós nos encaixamos em qualquer destes tipos.

O Primeiro tipo de pessoa, é revelado pelas atitudes de Rei da Síria e do Servo de Eliseu

Quando o rei da Síria viu que Israel conhecia os seus planos disse: "...quem dos nossos é pelo rei de Israel?" (v. 11). Ele pensou que alguém o estava a trair.

Por sua vez, o servo do profeta Eliseu, ao ver que o exército inimigo havia cercado a cidade para prendê-los, perguntou a Eliseu: "Ai, meu senhor, o que faremos?" (v. 15).

Estas atitudes revelam um tipo de pessoa que só consegue ver o natural, o que é lógico, o que é visível aos seus olhos naturais. Só consegue ver os seus próprios problemas, o tamanho dos gigantes, a lógica de que se "Eliseu sabe", alguém nos traiu e contou para ele. Estas pessoas não conseguem ver o mundo invisível. Muitas vezes, numa casa há discórdias, brigas, ódio e muitas outras coisas, mas as pessoas não conseguem discernir que o problema acontece na esfera espiritual. Lares são destruídos, a situação financeira torna-se difícil, mas este tipo de pessoa não consegue ver nada além de que os seus sentidos naturais dizem. Eles perguntam amedrontados: "Ai, o que faremos?". Efésios 6:12 diz: "A nossa luta não é contra carne, nem contra o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os poderes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais da maldade nas regiões celestiais."

O Segundo tipo de pessoa, é alguém que pensa que realmente há um mundo invisível, mas ainda procura meios lógicos e naturais para encontrar a solução

O rei da Síria acreditou que Deus revelava os seus planos a Eliseu, acreditou que havia um mundo invisível sobrenatural, mas em vez de tomar uma atitude correcta mandou que encontrassem a Eliseu e prendê-lo. Nem lhe ocorreu que se Eliseu "sabia as palavras que o rei falava no seu quarto", certamente saberia que o rei queria prendê-lo. O rei deveria ter orado a Deus e perguntado o que deveria fazer, qual o caminho a tomar, como resolver esta situação, mas na sua cabeça natural, cheia de lógica, o problema seria resolvido se Eliseu fosse preso.

Mandou prendê-lo. Mandou cercar a cidade onde Eliseu estrava. Enviou centenas de soldados que caminharam toda a noite. Armou uma grande estratégia militar, mas o seu plano foi um fracasso. Ficou envergonhado. Tentou resolver a situação à sua maneira quando a solução do problema era espiritual e não física. As atitudes deveriam ser tomadas depois de muita oração, debaixo da oração de Deus, e nem sempre os caminhos de Deus são a lógica do homem.

Muitas vezes as pessoas fracassam na sua vida porque em vez de buscar a Deus para saber o que fazer, fazem o que lhes vem a cabeça, o que "acham" que é o melhor caminho.

"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor."Prov. 16:1

O Terceiro tipo de pessoa,
é a pessoa que acredita em Deus, acredita que há uma solução espiritual, mas não consegue discernir o quão perto está.

O servo de Eliseu vivia como o profeta. Testificara muitos milagres. cria em Deus, mas não conseguia perceber que Deus estava ali. Não conseguia crer que Deus iria livrá-los. Ficou apavorado. Pensou: "Estamos perdidos; estamos mortos. Que adiantou servir a Deus todos estes anos. Ai meu senhor, o que faremos?"

Não percebeu a presença de anjos. Não percebeu que os problemas dos homens são só uma oportunidade para os milagres de Deus. Cria em Deus, mas num Deus que está distante, num Deus que não deve estar muito preocupado comigo, num Deus que não está a ver a minha situação desesperadora. "Ai meu senhor, o que faremos?" Ficou com medo, pois não tinha no seu coração o pensamento que "se Deus é por nós, quem será contra nós". Rm 8:31

O servo de Eliseu, como muitos cristãos, estava com os seus olhos espirituais fechados. Recebem o diagnóstico médico e ficam apavorados, desesperados, querem abandonar a fé. Parece que Deus está distante. Não sabem o que fazer, precisam ter os seus olhos abertos para ver que "mais são os que estão connosco do que os que estão com eles."

O Quarto tipo de pessoa, são as pessoas que vêem o invisível, sabem que o poder está disponível e agem com tranquilidade pela fé e oração.

Eliseu era esta pessoa. Ele sabia o Deus que tinha. Os seus olhos espirituais estavam mais abertos do que os seus olhos físicos. Não se preocupou com o exército inimigo, pois estava certo que "mais são os que estão connosco do que os que estão com eles" (v. 16). Não ficou com medo pois sabia que o "anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que O temem e os livra."

Eliseu orou. Não orou por si, mas por aquele que não cria: "Ó Senhor, peço-te que lhes abras os olhos, para que veja." Deus ouviu a oração de Eliseu, e "o Senhor abriu os olhos do moço, e ele olhou e viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu." Havia mais anjos armados do que soldados armados. Não caberia mais cavalos e carros de fogo ao redor de Eliseu.

O monte estava "cheio". Todo o tempo os anjos estavam lá, e Eliseu sabia disto, embora os seus olhos naturais não vissem nada. Mas Eliseu era um homem diferente. Cria na oração. Via o invisível. Sabia que Deus não o abandona, que Deus cuida, que Deus protege os que o amam, que Deus interviria quando necessário, que Deus o livraria, que Deus estava presente vendo tudo, que Deus estava atento à movimentação dos soldados, que Deus não falharia. Eliseu não fez uma oração apavorada, de última hora, quem sabe numa última tentativa. Não, ele nem orou por si. Neste momento ele nem precisava de oração, pois ele estava tranquilo. Afinal, ele servia ao "Senhor dos Exércitos".

"Enquanto o inimigo descia contra ele, Eliseu orou ao Senhor: Fere, peço-te..."(v. 18). Não orou apavorado clamando por misericórdia. Não reclamou de Deus dizendo: "Que adiantou servir a Deus. Olha a minha situação agora". Eliseu tinha o controlo da situação porque sabia que Deus tinha o controlo da situação.

Talvez algumas vezes na tua vida, parece que não há mais saída, que não há solução. Você tem vontade de chorar e desesperar e abandonar a fé. Saiba que Deus cuida de si e mesmo que você não veja nada com os olhos físicos, Deus ordenou aos seus anjos para te guardarem em todos os teus caminhos. Então fique firme no Senhor. Fique firme com a Palavra.


"Não temas. Mais são os que estão conosco do que os que estão com eles." Ore bastante. Aprenda a jejuar, pois nada nos deixa mais sensíveis ao mundo espiritual do que o jejum e a oração e este é o tipo de cristão que Deus quer que sejamos.