quarta-feira, 29 de junho de 2011

A MÃE DE TODAS AS MÃES DO MUNDO

INTRODUÇÃO: Texto bíblico principal: Génesis 3:20
1. Quem inventou a mãe?
2. Quem teve a ideia de chamar à mulher com filhos mãe?
3. Quem foi a primeira mãe da história do mundo?

I. A ORIGEM DA PALAVRA “MÃE” – Génesis 3:20
1. Deus deu nome ao homem, Adão – que significa terra vermelha, mas Deus não deu nome à mulher.
2. Deus deu oportunidade para o homem escolher o nome de sua esposa.
3. Deus fez o homem e a mulher, Deus dá nome ao homem, Adão; e, o homem dá nome à mulher, Eva:
a) “Eva” significa “mãe de todos os viventes”.
b) “Eva” foi escolhido porque Adão acreditou na promessa de Deus (Génesis 3:15).
c) “Eva” foi um nome baseado na fé na vinda do Filho de Deus que nasceria de mulher e resgataria a vida de todos os seres viventes que fora sentenciado à morte por causa do pecado.

II. A ORIGEM DA MÃE – Génesis 3:20
1. A mãe tem a sua origem na criação de Deus no Jardim do Éden; portanto, mãe é uma invenção de Deus.
2. A palavra mãe surge após o pecado, mas gerar filhos era uma das características de toda a mulher no plano de Deus para o mundo perfeito (Génesis 1:28).
3. A mãe tornou-se fruto da misericórdia de Deus, pois mesmo depois do pecado Deus deu a oportunidade à mulher o poder de gerar vida:
a) Eva foi primeira mulher a ser mãe, ela é a mãe de todas as mães.
b) Eva foi a mulher que deu origem a todas as pessoas do mundo.
c) Eva é a mãe de todos os clãs, de todos os povos, de todas as raças.

III. A PRIMEIRA MÃE DO MUNDO – Génesis 3:20
1. A primeira mãe do mundo recebeu o nome de mãe antes mesmo de ter um filho.
2. A primeira mãe do mundo foi Eva, a qual experimentou a primeira dor de parto, mas foi a primeira mulher e ter o privilégio de gerar vida, por isso se diz que “deu à luz” (Génesis 4:1-2).
3. A primeira mãe teve muitos filhos e filhas. A Bíblia fala de Cain, Abel e Sete, mas também fala de “filhos e filhas” de Adão e Eva (Génesis 5:3-4).

CONCLUSÃO:
1. Eva, palavra da língua hebraica Jawwah, sem etimologia exacta, mas que se parece com Jayyah que quer dizer “vivente”.
2. Eva, nome que surge quando Adão escolhe o nome para a sua esposa, depois de ter recebido o seu directamente de Deus.
3. Eva, palavra da transliteração Jawwah do hebraico para a Septuaginta em grego Eua, de onde vem a palavra “Eva”.

APELO:
1. Valorize a mãe, pois foi uma invenção de Deus.
2. Respeite a mãe, pois ela é fruto da misericórdia de Deus.
3. Ame a sua mãe, pois ela deu à luz, gerou vida e você é prova disso.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O SENHOR AINDA ESPERA

Introdução: Isaías 55:6-7
Com a entrada do pecado no mundo, Deus foi ignorado pela humanidade. Deu-se a ruptura no relacionamento humano com o divino. Como resolver isso?
I. Buscai o Senhor – Isaías 55:6Deus tinha dado todos os passos necessários para suster/proteger o Seu povo Israel. Deus tinha convidado (Isaías 51:1), “todos vós, os que tendes sede, vinde às águas; e vós, os que não tendes dinheiro, comprai e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro…”.
• O convite aos sedentos, quer dizer a todos que tem sede para compreender a vontade de Deus e os Seus caminhos e obter graça e paz (Sal. 42:1-2; 63:1; Mat. 5:6; Apoc. 21:6; 22:17). O homem foi criado para ter sede (anelo) interior de Deus, este anelo só encontra satisfação na comunhão com o Senhor.
• É um convite cheio de bondade, toda a satisfação de Deus é que o homem aceite as bênçãos da salvação. Ninguém será excluído: Apoc. 22:17.
• Não há lugar para o pensamento de que uns foram criados para as bênçãos e outros para as maldições. Deus não interfere com o exercício do livre arbítrio (Ezeq. 18:31-32; 33:11; 2ª Ped. 3:9). É realçado o plano de Deus de gentios e israelitas entrarem no eterno plano de Deus de toda alcançarem a pureza e a salvação: Isa. 55:5,8-11.
• “não tem dinheiro”. É uma linguagem figurada que aqui se emprega, o que não tem “dinheiro” é aquele que reconhece a sua necessidade (Mat. 5:3). Aquele que compreende que não tem méritos próprios para oferecer a Deus recompensa pelo dom precioso da salvação. Todos convidados.
• Neste convite é Deus que vem na nossa direção e está bem perto aguardando o nosso abraço de reconciliação.
II. No plano de Deus está o convite – Isaías 55:6 • “Invocai-o enquanto está próximo”. Deus não se cansa de esperar, mas não pode esperar para sempre; invoque-O enquanto Ele está por perto.
• Em sentido muito especial, Deus estava “perto” do seu povo Israel (Deut. 4:7; Sal. 148:14), mas também está “perto” de todos os que O invocam: “DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” Sal. 46:1. E ainda: ” Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.” Sal. 145:18.
• No entanto, há um momento, que face a tantos apelos de Deus, na persistente recusa aos rogos do Espírito Santo, a porta da misericórdia divina é cerrada e a ausência divina torna-se clara: Is. 1:15; Oseias 5:6; Mat. 25:10-12; João 7:34; 8:21.
• Porque não aceitar enquanto Ele está perto? Porque não buscar enquanto se pode achar?
III. Não há pecado que Deus não possa purificar – Isaías 55:7• “Deixe o ímpio o seu caminho”. Com que frequência através dos seus mensageiros, Deus exorta o ser humano a abandonar a sua vida de pecado e lhes promete perdão?
• Ler Isaías 1:16. “Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal.” Segundo David somos levados a pensar que este convite de Deus é antes uma oferta: “Lava-me, e serei mais alvo que a neve” Sal. 51:7.
• David reconheceu que estava contaminado pelo pecado e pediu a Deus um coração limpo (v.10); e o seu rogo foi ouvido. Todo o pecador necessita uma purificação moral; o nosso coração deve ser limpo da corrupção do mal e, Deus quer limpar de toda a iniquidade: Jeremias 4:14.
• Isaías 1:17 “Aprendei a fazer o bem”. Os que servem a Deus só podem aborrecer o mal e amar o bem. A piedade é um principio activo, cultivar a rectidão é a melhor garantia contra a iniquidade.
• Isaías 1:18 “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor… (ler). “Vinde para nos entendermos”. Nesta passagem Deus convida o homem a um encontro, a fim de resolver de forma livre e franca os problemas.
• O Senhor não é um Juiz sem consideração por quem está diante d´Ele. Ele é bondoso, Ele é Pai. Ele é Um Amigo. Ele interessa-se pelas coisas que afectam o ser humano, e preocupa-se com o nosso bem-estar. Isto é o que Deus anela que o homem creia e compreenda.
Deus ama o pecador, por isso está disposto a perdoar e restaurar da desgraça provocada pelo pecado.
Não deixemos para amanhã o que podemos fazer hoje, pois amanhã pode ser muito tarde.
Não deixemos que o pecado nos afaste ainda mais de Deus, peçamos a Deus que nos afaste do pecado.
Não deixemos Deus esperar, corramos agora mesmo para os Seus ternos braços de amor.
Conclusão: Isaías 55:8
“Segue-me tu! A voz continua a soar com os mesmos acentos de ontem nas margens do lago de Genezaré”. (John A. Mackay.
Conta-se que, há muitos anos, um grupo de escravos foi vendido em leilão num mercado da Nigéria. Quando a venda estava a terminar, foi apresentado um rapaz aleijado, magro e com um aspecto muito doente. Quando o viram todos os compradores riram-se, recusando qualquer oferta sobre aquele rapaz. Finalmente o leiloeiro, para se ver livre do “estorvo”, fez uma proposta que envolvia o escárnio: “Quem compra por um pacote de tabaco?”. Foi “comprado” e levado para um ancoradouro camuflado no litoral, onde foram embarcados num navio negreiro.
Acontece que, providencialmente, o barco foi perseguido e capturado por um navio da guarda britânica, que desembarcou o pobre rapaz bem como todos os escravos, deixando-os na Serra Leoa, onde foram libertos.
O rapazinho que tinha sido trocado por um maço de tabaco foi encaminhado para um orfanato evangélico, no qual missionários devotados o acolheram carinhosamente, tratando da sua saúde precária, ao mesmo tempo que lhe proporcionavam instrução e educação religiosa.
Anos mais tarde, teria lugar uma imponente cerimónia na Catedral de São Paulo, em Londres, na presença dos mais altos dirigentes da igreja anglicana e de estado, porque na ocasião ia ser ordenado primeiro bispo da Nigéria.
Outro não era senão o jovem rejeitado que fora trocado em leilão, como “refugo”, por um pacote de tabaco. E foi uma decisão prodigiosa, por certo inspirada pelo Espírito Santo, de vez que o bispo Samuel Crouther realizou um notável e inesquecível trabalho para Cristo, na Nigéria e países vizinhos, sendo o seu nome reconhecido como pioneiro e herói na propagação das boas-novas, naquelas terras.
Deus tem um plano de salvar os pecadores, estes são chamados por pecadores lavados pelo sangue de Jesus.
“A lâmpada não é acesa para iluminar-se a si mesma, ou para desfrutar a sua própria luz. A sua finalidade é iluminar a outros. Ninguém é salvo para seu exclusivo benefício, mas, sim, para assinalar o caminho da salvação a outros!” J.S. Hale.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

TEMPO DE URGENTE INTERCESSÃO!

Introdução: Efésios 6:18-20
“Se eu não pude adorar a Deus durante os seis dias da semana, eu não posso adorar neste sábado. A adoração no lugar de culto é sem grande valor, se não for precedida e preparada pela adoração constante na vida prática.” Anónimo.
* Devemos orar pelos doentes e fazer tudo que estiver ao nosso alcance para os aliviar de sofrimentos.
* Devemos trabalhar entre os humildes, os pobres e oprimidos.
* Devemos orar pelos desamparados que não têm força de vontade para dominar os apetites que a paixão tem degradado, e orar por eles e com eles também.
“Um esforço sincero e perseverante tem que ser feito em prol da salvação daqueles em cujo coração se despertou algum interesse. Muitas pessoas só podem ser alcançadas mediante atos de desinteressada bondade. É necessário socorrer primeiramente as suas necessidades materiais. Ao verem evidências do nosso desinteressado amor, é-lhes mais fácil crer no amor de Cristo.” Testimonies, vol. 6, págs. 83 e 84.
a. Assim, orar é a mais urgente necessidade da igreja cristã em todos os lugares.
b. Orar é mais do que pedir, deve ser a respiração da alma do cristão.
c. Orar é um ato simples de relacionamento com Deus, porém poderoso.
I. HÁ TEMPO PARA TUDO, MENOS PARA ORAR - Efésios 6:18-20
1
. As pessoas têm tempo para assistir novelas e futebol e outros programas que não beneficiam em nada, mas não tem tempo de orar. Por quê? Qual será a razão?
2. No entanto, se lermos em 1ª Tes. 5:17, exorta “a orar sem cessar”. A oração não mais uma arma de combate contra as seduções do inimigo. A oração é a postura ou forma como está disponível o nosso espírito para a batalha.
3. Paulo insta os crentes para que a oração se torne um estado mental contínuo, uma atitude de permanente comunhão com Deus (ver Luc. 18:1; Fil. 4:6; Heb. 4:16).
4. A oração e a súplica são complementares: Fil. 4:6; 1 Tim. 2:1; 5:5. Elas têm como resultado um espírito agradecido e este espírito deleita-se na intercessão ou oração eficaz.
II. É TEMPO DE DESPERTAR PARA ORAR MAIS – Rom. 8:26-27.
1. Quando oramos nas melhores das intenções, a oração vai em primeiro lugar revelar-nos a nossa limitada compreensão, os nossos preconceitos ocultos e a nossa mais completa ignorância do que é melhor para nós.
2. O crente em oração séria e consagrada é levado a olhar para trás e imediatamente sente-se impelido a agradecer a Deus. O Espírito Santo traz à memória mil e uma bênção recebida, enche-nos de um sentimento de gratidão e louvor. O Espírito preparou-nos para olhar segundo o olhar de Deus para as necessidades dos outros.
3. Efésios 6:19 “…vigiando com toda a perseverança e súplica por todos os santos”
História: há uma linda história de certa menina, com referência à noite da saída do Egito. Na humilde residência, todos sentados esperavam o solene acontecimento predito por Deus. Com o coração apreensivo quanto ao destino do seu irmão mais velho, a menina aproxima-se do pai e pergunta:
- Já temos o sangue na porta papá?
- Por certo, minha filha; não te preocupes com isso. Depois de alguns instantes de silêncio ela volta a perguntar ao pai:
- Papá, tem a certeza de que há sangue na porta?
- Sem dúvida, filha. Eu encarreguei o nosso criado Eliezer de o espargir, e ele, como sabes, é fiel e não se esquece do que lhe mando fazer.
Novo silêncio. O coração da menina continuava inquieto. Ela pensava no terrível julgamento presetes a desencadear-se naquela noite, sobretudo no vasto território egípcio; pensava na morte que seria certa para o seu irmão mais velho, se aquela mancha vermelha não estivesse nas ombreiras e nas vergas da porta.
Por fim ela rompe num ímpeto de grande amor e afecto infantil!
- Paizinho, será que o sangue foi aspergido na porta? Sabe o que acontecerá ao meu amado irmão, se ali faltar o sangue! Faça o favor, de ir ver se o sangue está lá, por favor!
Então, para tranquilizar aquele coração amoroso, o pai tomou a lâmpada foi à porta, abriu-a, ergueu a luz, eis que o sangue não estava na porta!
A sentença de morte poderia vir a cada momento. Por isso, correndo para dentro de casa, o pai pegou no hissope, mergulhou-o rapidamente no sangue do cordeiro pascal, voltou à porta e espargiu os umbrais e as vergas com o precioso símbolo. Depois sentou-se, com o coração a bater forte, por pensar na tragédia que esteve iminente. Então sim, ficou em paz o coração da boa menina: pois ela sabia que agora o seu querido irmão estava em verdadeira segurança – “protegido pelo sangue”. Protegidos pela oração! Estamos nós a orar? 20
III। É TEMPO DE ORAR MAIS INTENSAMENTE UNS PELOS OUTROS – Efésios 6:19-20

1.“…e por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra de confiança, para fazer notório o mistério do evangelho.”
* “Por mim”, ou em meu favor. Esta comovedora referencia do valente guerreiro cristão – apóstolo Paulo – manifesta sem ambiguidades a sua necessidade e humilde confiança de ser sustido por outros. O apóstolo expressa frequentemente a sua profunda necessidade de ser alvo da intercessão dos seus irmãos (Rom. 15:30; 2Cor. 1:11; Fil. 1:19; etc.).
* “para fazer notório o mistério do evangelho”. Já noutras passagens ele refere esta palavra “mistério”, esta é a sexta vez (1:9; 3:3-4,9; 5:23). Não se trata dos mistérios pagãos, refere-se à graça de Deus, que noutros tempos foi desconhecida pelos gentios, mas agora lhes estava sendo revelada (cf. 1Tim. 3:16). Aqui está a preocupação; eles precisam ser ajudados, eles necessitam do “sangue do Cordeiro”.
2. O cristão deve orar com toda oração e súplica no Espírito: A oração deve ser moldada pelo Espírito Santo, não pelo espírito egoísta, interesseira ou impregnada de prazer carnal (Tiago 4:3). É a oração de um justo que é poderosa e eficaz (Tiago 5:16), traz confiança e intrepidez para evangelizar.
3. O cristão deve vigiar com toda a perseverança e súplica uns pelos outros: O cristão que não ora não tem tempo para Deus; enfraquece a fé e enfraquece a força missionária da igreja. Por outro lado, a igreja que ora pelos outros, nem as portas do inferno prevalecem contra ela, por isso o apóstolo Paulo apela: "Vigiem com toda perseverança e súplica por todos os santos. Orai também por mim...".
CONCLUSÃO:
1. A única forma de estar ligado inteiramente a Cristo é através da oração perseverante.
2. A única forma de alcançar reavivamento espiritual na igreja é quando todos os seus membros se dedicarem à plenitude da oração e fazer da oração intercessora uma constante respiração da alma.
3. A única forma de a igreja ser poderosa é mediante a oração constante, a oração é o termómetro da igreja e a alavanca que impulsiona o avanço da pregação do evangelho.